Ultimamente no Brasil está uma grande polêmica ao que se diz respeito ao Rappel. O Rappel é somente uma técnica ou um esporte? Na escalada o Rappel é somente uma conseqüência, pois o objetivo do escalador é conseguir fechar uma via ou chegar ao cume de uma montanha através da escalada, conseguindo tal feito o rappel é utilizado puro e simplesmente para voltar ao “chão”, só com o rappel o “escalador” poderá fechar no máximo uma via de 4º grau, tendo sérios riscos de ocasionar um acidente. Na espeleologia o rappel é utilizado para ter acesso a caverna, se o espeleologo tiver somente a técnica do rappel, no bom português ele será um lixo como espeleologo. No canyoning o rappel é utilizado para ter acesso a alguns pontos do canyon e nada mais, como já citei nos outros esportes somente o rappel não vale pra nada para tais atividades. O rappel utilizado nestes esportes é puro e simplesmente uma técnica, que sozinha não serve pra muita coisa. O rappel feito nestes esportes é feito do modo convencional, sem muita emoção, pois o apse da adrenalina já foi atingido.
Já no Rapel (agora com um p só) a adrenalina está na descida onde o praticante (e não rapeleiro ou rapelista) faz manobras com a cadeirinha invertida, virando de ponta cabeça fazendo descidas com velocidade, e várias manobras, mas com total segurança. Este rapel pode ser considerado um esporte, pois somente tem semelhança com os outros esportes já citados em alguns equipamentos e nada mais a técnica utilizada é bem diferente. Concordo plenamente que existem pessoas tentando se matar literalmente, pois viu uma vez na tv alguém fazendo rapel, entra em uma loja, compra uma corda, um oito, um mosquetão, uma cadeirinha, vai para uma montanha da um nó cego no primeiro lugar que encontra enche a cara de bebida e ainda se não fosse o bastante faz rapel no meio de uma via de escalada, atrapalhando os escaladores e ocasionando acidentes.
Mas estas situações não podem ser generalizadas, pois existem pessoas que dominam o quê estão fazendo, respeitam o espaço dos outros esportes, desenvolvendo o seu esporte o Rapel com ética e segurança sem ocasionar danos. E para vocês falsos moralistas de plantão que acham que uma técnica usada por outros esportes não pode ser aprimorada e utilizada como esporte, abra hoje em suas casas qualquer dicionário de língua portuguesa e procure o significado da palavra esporte lá você vai encontrar: “Esporte é o conjunto dos exercícios físicos praticados através de uma técnica, pode ser praticado individualmente ou em equipes.”
Então falsos moralistas, no rapel não é feito exercícios físicos? Não é utilizada uma técnica? Então porque o rapel segundo vocês cabeças duras ele não é um esporte?